SALDO JUNHO 2018



Mais um mês que chegou ao fim. É a oportunidade para dar uma olhadela às contas do mês de Junho:



Bolsa: Junho é mês de dividendos! Sem levantar uma palha, recebi cerca de 315 USD (que obviamente voltei a investir para da próxima vez receber mais dividendos). Além disso, como os investidores têm tendência a vender as acções quando chegamos a Maio/Junho, os preços baixaram ligeiramente. Isto permitiu-me comprar mais 4500 francos do meu ETF preferido. 

Dinheiro: O saldo da minha conta manteve-se estável apesar da despesa na bolsa. A percentagem de poupança deste mês atingiu os 70% (incluindo 600 francos que gastei em formação, que vou declarar nos impostos para reaver uma parte). Com o sol e o bom tempo a chegar, Junho foi um mês em que pude passear bastante ao fim-de-semana (podem ver as fotografias na página do Facebook). Em termos de custos de transportes, foi tudo quase "de borla", graças ao meu passe dos comboios (que tenho obviamente que pagar uma vez por ano!). 

2 e 3 Pilar: Recebi o meu certificado anual da minha Caisse de Pensions (2 Pilar). Para minha surpresa o valor indicado não corresponde de todo ao que eu fui calculando. Vou ter de ligar para lá e armar um escabeche para me explicarem para onde foram os meus descontos! Que nervos! 

Total: No final do mês de Maio ultrapassei os 164'000 CHF. 

Mês
BOLSA
DINHEIRO
2 PILAR
3 PILAR
TOTAL
Mai/18
CHF 64'378,00
39%
CHF 23'157,00
14%
CHF 56'000,00
34%
CHF 20'497,00
13%
CHF 164 032,00

Comentários

Mensagens populares deste blogue

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente