Viver à Portuguesa

Bom dia a todos! Eu sou português, tenho 28 anos e vivo na Suíça há 3 anos. Decidi criar um blog em português para vos falar acerca da minha chegada à Suíça, do meu percurso até ao dia de hoje e de como me adaptei ao estilo de vida deste país sem deixar de viver à portuguesa. Posso dizer-vos que logo no primeiro dia me deparei com todas as diferenças culturais, dificuldades de adaptação e com o elevado nível de vida. O processo administrativo foi complicado, burocrático, sobretudo porque fui obrigado a tratar de tudo sozinho e descobrir todas as subtilezas legais do sistema helvético para com um português recém-chegado. Estranhamente, na internet encontrei muito pouca informação em português e para portugueses e a linguagem técnica dos sites dimigração nem sempre é fácil de entender. 

Numa primeira fase, o objectivo destes posts será aconselhar portugueses que chegam ou vivem na Suíça, no que diz respeito ao registo civil, trabalho, saúde, finanças e lazer. Tudo aquilo que eu aprendi com mais ou menos dificuldade, vou partilhar convosco e esperar que vos seja útil. 

Hoje, partilho meu plano de reforma antecipada - do qual vos falarei de forma mais detalhada uma outra vez -, centrado nas minhas 50 técnicas de poupança: simples, agrupadas por temas e adaptadas à realidade da vida neste país. A cada dia darei mais detalhes acerca de cada uma das técnicas para que possam perceber, tim-tim por tim-tim, como tudo funciona. 

Seguindo estas regras que com o hábito acabam por ser simples, eu consigo poupar cerca de 60% do meu salário todos os meses. De acordo com o meu plano de poupanças e se tudo correr como o planeado, vou conseguir ter o suficiente para parar de trabalhar aos 35 anos. Não se preocupem, nos próximos artigos vou deixar mais detalhes sobre este meu plano, incluindo todos os cálculos e como investir o dinheiro sem que este fique no banco parado. 

Espero que estas dicas sejam interessantes para todos e não hesitem em escrever-me com as vossas questões ou comentários.    

Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa de partilhar as suas vivências/experiências aqui pela Suiça.. Sou um recém chegado à Suiça e vou seguir atentamente os seus posts... Espero que continue a partilhar as suas sugestões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Miguel !
      Não hesite em deixar o seu comentário em relação ao que eu vou escrevendo. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda em alguma coisa, deixe-me uma mensagem.

      Boas poupanças !

      Pedro

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente