4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Hoje vamos falar de transferencias bancárias. Melhor, vamos falar de como evitar taxas de conversão de moeda e outras taxinhas administrativas que a maior parte dos bancos teima em cobrar e que, sem nos apercebermos bem, acabamos por pagar. 


Se ja fizeram pagamentos em euros ou libras no banco ou pelo netbanking, provavelmente já ouviram falar do sistema SEPA, que em inglês quer dizer Single Euro Payments Area, do qual a Suíça faz parte. Na teoria, o SEPA diz que qualquer pagamento entre países membros deve ser feito com a mesma rapidez e o mesmo custo que um pagamento dito doméstico. Na prática, é preciso selecionar essa opção sempre que fazemos um pagamento nestas condições, caso contrário, as taxas acumulam-se. Para mais informações têm aqui o site wikipédia que fala sobre o assunto.

No que diz respeito a transferências entre uma conta CHF e uma conta portuguesa em euros €, o sistema mas económico que eu encontrei é o TransferWise. Graças a esta plataforma de transferências bancárias, eu consigo enviar regularmente algum dinheiro para a minha conta portuguesa e pagar o mínimo (por 1000 CHF transferidos, 4.98 CHF de taxa). O site é seguro e as instruções são fáceis de seguir.


Esta minha transferência, num banco normal, teria um custo em média quase 40 francos superior! 
Antes que me responda: "Eu não pago taxas nenhumas!", repare que neste custo incluem-se eventuais taxas administrativas e sobretudo a diferença na taxa de câmbio utilizada pelo banco e a taxa real. O seu banco está na maior parte dos casos a utilizar uma taxa de cambio inferior sem que dê por ela! Sobre este assunto podem ler mais aqui
Dito isto, convém explicar que eu envio raramente dinheiro para a minha conta portuguesa. As principais razões para o fazer são as compras em França e as férias em Portugal. Ao utilizar o meu cartão multibanco português em território Euro, poupo dinheiro e evito levantamentos inúteis.
Se tiverem dúvidas acerca deste tema, não hesitem em escrever-me e eu respondo com prazer ! E não hesitem também em partilhar as vossas formas de transferência e de enviar dinheiro para Portugal.

Espero que esta dica vos seja útil.

Comentários

  1. Boa noite. Tenho seguido os truques e dicas que por aqui são colocados.
    A ideia de um blog destes é excelente.
    Quanto mais se aprofundar e falar dos temas mais fácil fica entender as coisas.
    E entendo que de certa forma é bom também que os seguidores deixem a sua opinião e apresentem "outras soluções", e se debata um bocado sobre as mesmas.
    Creio que o banco Raiffeisen, também dispõe de essa opção de transferência SEPA. Não sou grande conhecedor do assunto, até até agora nunca tive conta na Suiça e apenas trabalhei temporariamente ai nos últimos anos (menos que 3 meses por ano). Mas como é um familiar meu que me envia para a minha conta portuguesa o "ordenado", e ele só paga "5.fr" creio que é esse método que utiliza. Mas seria bom alguém com mais conhecimentos que eu e que seja cliente do banco dizer se há essa opção mesmo nesse banco que eu referi e mesmo em outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela sua mensagem ! Sim, o objectivo é que as pessoas participem e deixem a sua mensagem ou conselho. Não tenho experiência com esse banco. O que eu percebi é que para além da taxa administrativa (os tais 5 francos), nem sempre os bancos utilizam o cambio mais recente (o que faz com que acabemos por perder mais uns trocos - normalmente).
      Boas poupanças !
      Pedro

      Eliminar
    2. Relativamente ás transferências SEPA no banco Raiffaisen encontrei o seguinte, no site do banco:
      https://www.raiffeisen.ch/sion-et-region/fr/clients-entreprises/trafic-paiements-et-liquidites/trafic-des-paiements/ordre-de-paiement-etranger/sepa-ueberweisung.html
      Eu não entendo muito de francês, mas também é questão de perguntar no próprio banco se existe a possibilidade através de esse método.

      P.S. Não sei porque ficou registado o comentário como Unknown, e não o meu nome, mas não interessa :)

      Eliminar
  2. Boa noite, eu transfiro pelo netbanking da Postfinance para o BCP Millennium ou para o Barclays e não pago despesas nenhumas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, vários leitores me têm dito que pela Postfinance não pagam taxas. Eu vou verificar isso e, se se confirmar, vou tratar de abrir uma conta também !

      Obrigado pelo comentário Filipe !

      Boas poupanças !

      Eliminar
    2. A diferença Filipe, é que a PostFinance utilisa um cambio de 0.9241 e o cambio actual é de 0.9359. Ou seja, eles ganham dinheiro de outra maneira...

      Eliminar
  3. Com o e.finnance da Post não se paga nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia ! Sim, de facto não se pagam taxas. Contudo a taxa de cambio é abaixo da taxa real e, por isso, fica a perder dinheiro (+/- 5 Euros por cada 1000 CHF enviados).

      Eliminar
  4. Eu transfiro regularmente pela PostFinance e zero de taxas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dê uma vista de olhos ao meu novo post sobre a PostFinance e diga-me o que acha.
      http://viveraportuguesa.blogspot.ch/2017/04/postfinance-e-taxa-de-cambio.html

      Eliminar
  5. Bom dia eu transfiro dinheiro para Portugal atraves da Telexoo, 0 de taxa apartir de 1000chf e com taxas de cambio iguais ou melhores que a Transferwise...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço a Telexoo, vou experimentar ! Obrigado pela dica !

      Eliminar
  6. Convém explicar o que são as taxas. Nos comentários anteriores dizem que não pagam taxas pela Postfinance e é verdade eles não cobram, porem tem taxas de cambio inferiores ao resto do mercado, e é ai que eles vão lucrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto José Luis Cotrim. Foi o que eu tentei explica neste post: http://viveraportuguesa.blogspot.ch/2017/04/postfinance-e-taxa-de-cambio.html

      Eliminar
  7. Nao sei onde foi buscar o valor de 40,00 CHF de despesas para transferencias bancarias entre a Suiça e Portugal. Eu envio regularmente dinheiro para Portugal e o maximo que pago, por transferencia, sao 6,00 CHF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite !
      Os 40.- CHF são uma média de taxas administrativas (como diz, os 6.- CHF, que pode ser mais em alguns bancos!) + a diferença da taxa de câmbio (que dependendo do banco pode ser de mais de 1% do valor transferido). Espero que esta resposta seja adequada é sua pergunta e se tiver outras questões, não hesite em escrever!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  8. Muito boa tarde. Eu trabalho na Suíça basicamente 2 semanas por mês! O que acontece é que não tenho visto permanente simplesmente trabalho os 90 dias permitidos.
    Na postfinance eu posso abrir conta ou tenho que ter morada cá ? É que pela WesternUnion eu perco imenso dinheiro.
    Friso novamente que não tenho conta Suíça. Se me poderem ajudar a esclarecer e informar como posso mandar dinheiro para Portugal era muito grata! Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho o mesmo problema fico menos de 90 dias e não consigo por enquanto mandar dinheiro ☹️. Alguém?

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente