SALDO MAIO 2018



É altura de mais um post sobre as minhas contas e sobre o total das minhas economias! Vamos a isso?



Bolsa: este mês foi interessante, com os meus investimentos a recuperarem de uma perda de -3% para um ganho de cerca de 4% a meio do mês e a estabilizarem a cerca de 2% de ganho nos últimos dias de Maio. Como tinha dito no mês passado, a maior parte destas variações foram devidas ao valor do dólar e à época de entrega de dividendos e resultados do primeiro trimestre do ano por parte de muitas empresas. Por isso estou à espera que já em Junho os preços voltem a baixar para voltar a comprar acções um pouco mais baratas.

Dinheiro: com o preço das acções a subir em Abril e Maio, decidi esperar um pouco até voltar a comprar o que quer que seja. Além disso, como já expliquei, o dólar está caro em relação ao franco suíço. Por estas razões, a minha conta no banco foi aumentando de valor até chegar aos 21.700 francos. 
De maneira geral, o meu salário tem se mantido estável e as minhas despesas também. A percentagem de poupança continua superior a 50%, o que é óptimo! Já comprei a viagem para o Canada deste Verão e também já paguei o alojamento e o aluguer de um carro. Isto fez com que as despesas com as férias estejam +/- diluídas ao longo dos meses e não apareçam todas de uma vez em Julho ou Agosto. 

2 e 3 Pilar: O valor do meu 2 pilar continua a aumentar com as minhas contribuições mensais (e as do meu patrão). Como no final de Outubro vou mudar de trabalho e de Caisse de Pension, parece-me mais sensato esperar até ao final do ano para fazer um novo rachat de cotisations. Estou farto de pagar impostos! 
O valor do meu 3 Pilar mantém-se estável, uma vez que ainda não recebi os detalhes do investimento SwissCanto 45R.

Total: No final do mês de Maio ultrapassei os 157'000 CHF. É engraçado pensar que com este dinheiro eu já podia viver, com os meus gastos actuais, cerca de 6 anos na Suíça sem trabalhar ! No caso de viver em Portugal, seriam mais de 10 anos

Mês
BOLSA
DINHEIRO
2 PILAR
3 PILAR
TOTAL
Mai/18
CHF 60'949,00
39%
CHF 21'700,00
14%
CHF 54'100,00
34%
CHF 20'497,00
13%
CHF 157 246,00

Comentários

Mensagens populares deste blogue

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018

31. Eu não pago imposto sobre a televisão BILLAG