SALDO 2017


Depois da minha publicação acerca do meu plano de reforma antecipada (para deixar de trabalhar aos 35 anos), comecei a receber bastantes mensagens com pedidos de ajuda, dúvidas, críticas e insultos. A maior parte dos leitores tem dificuldade a acreditar que este plano é possível e que, de facto, se pode deixar de trabalhar tão cedo… 30 anos antes da idade normal de reforma!


Por estas razões e também por uma questão de transparência, decidi passar a partilhar convosco, todos os meses, o total das minhas economias, quer seja em dinheiro, ações ou outros bens transacionáveis.

Como expliquei desde o início, para poder ter a minha independência financeira, vou precisar de cerca de 800’000.- CHF investidos e a render cerca de 5% em juros por ano. Este valor corresponde aos meus gastos anuais, multiplicados por um factor de 25.
Segundo as minhas previsões, vou conseguir chegar a este valor em 2024, quando fizer 35 anos.

Partindo do ZERO e após cerca de 2 anos e meio de trabalho, no final de 2017, as minhas poupanças são as seguintes:

Mês
BOLSA
DINHEIRO
2 PILAR
3 PILAR
TOTAL
Dez/17
CHF 24 762,00
19%
CHF 47 778,00
36%
CHF 44 670,00
34%
CHF 13 718,00
10%
CHF 130 928,00

Para o ano de 2018, o objectivo é chegar aos 200’000.- CHF. Para isso, tenho que continuar com uma percentagem de poupança superior a 50%, a descontar para o 2° e 3° pilares para pagar menos impostos, e a investir na bolsa o dinheiro que sobra. Além disso, espero que os juros do dinheiro que tenho investido cheguem aos 5’000.- CHF já este ano, o que é uma grande ajuda!

E aqui estão, preto no branco, as minhas contas deste ano. Como podem ver, com um salário normal, com uma renda normal, com gastos em seguros (saúde, responsabilidade civil, ménage, etc), em transportes, na alimentação, como todos vocês!, é possível poupar e juntar um bom pé-de-meia!


O que acham?  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018