Como investir na bolsa ?

Já todos ouvimos falar de investir na bolsa, em acções, em obrigações de tesouro, em fundos de investimento. Para grande maioria das pessoas, por falta de poupanças, por falta de conhecimento ou por receio, a bolsa não é o destino mais frequente do seu dinheiro. Todos optamos por guardá-lo no banco, numa conta a prazo, e de vez em quando ouvir o gestor de conta nos falar de uma hipótese de investimento que mais nos parece uma grande falcatrua para perder dinheiro.



Contudo, uma grande diferença entre ricos e pobres (para além do salário ao fim do mês!) é que os primeiros sabem gerir o dinheiro e investi-lo correctamente. 

Bem, este mês deixei-me de tretas, e decidi experimentar. Vou deixar-vos aqui uma dicas e, para os interessados, a possibilidade de me contactar se quiserem mais informações.


Primeiro passo: escolher o chamado courtier ou broker. A corretora, em português.

Existem vários disponíveis, mesmo o vosso banco propõe normalmente estes serviços. O problema é que as taxas cobradas por estes bancos são caríssimas. Na Suíça, os mais interessantes são o CornerTrader (o mais barato), Swissquote, TrueWealth, PostFinance, etc. 
Eu escolhi o InteractiveBrokers, bem mais barato que os suíços e sediado no Reino Unido. A abertura de conta é muito fácil e tudo é feito online. Caso haja uma dúvida, a assistência técnica está rapidamente à disposição. 

Segundo passo: enviar o dinheiro e criar a nossa carteira de investimento

Os meus investimentos vão basear-se em ETFs (exchange-traded funds) o mais diversificados possíveis e com o menor custo possível. Prefiro não comprar ações de empresas específicas, porque acho que não percebo o suficiente do assunto para fazer escolhas acertadas, nem tenho tempo suficiente para seguir a evolução todos os dias.
Para diminuir o risco, convém distribuir o "bolo" em várias "fatias" diferentes. No meu caso:

- 30% Obrigações ou dinheiro no banco

Terceiro passo: continuar a investir as poupanças sem entrar em pânico se começarmos a perder dinheiro

Este parece-me o passo mais complicado. Com um horizonte de investimento de mais de 10 anos, a estatística mostra que as perdas na bolsa acabam por ser compensadas nos anos seguintes. Isto se não perdermos a cabeça e decidirmos "vender tudo para não perder mais". O conselho quando o mercado está em forte descida é, ao invés de vender as nossas ações para não perder mais, reforçar o nosso investimento ao comprar mais acções a preço reduzido. Estas vão acabar por subir e os benefícios vão ser maiores.

Mais fácil de dizer do que de fazer, sobretudo quando estamos a falar do nosso próprio dinheiro que tanto nos custou a ganhar!

E vocês, investem na bolsa ?



Comentários

Mensagens populares deste blogue

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018