32. Eu pago as facturas anualmente sempre que posso

Quando me perguntam como eu faço para conseguir poupar no mínimo 50% do meu salario sem grandes dificuldades, a minha resposta parece surpreender a maior parte das pessoas. 


A verdade é que quem tenta aumentar as poupanças acaba rapidamente por desistir. Isto porque normalmente começam pela parte mais difícil, as despesas variáveis! É difícil estar atento às despesas do dia-à-dia (compras do fim-de-semana, saidas com amigos, roupas, etc). 
Aquilo que eu faço é exatamente o oposto, começar pelas despesas fixas e tentar diminuí-las ao máximo. Nas despesas fixas temos a renda da casa, telemóvel, transportes, seguros, etc. 
E como fazer para pagar menos ?
Bem, em primeiro lugar tentar negociar as mensalidades: pedir uma redução do aluguer, mudar de seguro de saúde, mudar de seguro do carro, de responsabilidade civil, mudar de tarifário de telemóvel, etc. Uma pequena redução por mês, multiplicada por 12 meses, já é alguma coisa! E sobretudo sem grande esforço!
Em segundo lugar vem a parte mais complicada que é a forma de pagamento. Por vezes é possível obter uma redução ao fazer o pagamento numa só vez (anualmente). É o caso de alguns seguros de saúde (Assura e Helsana) e a maior parte dos transportes públicos (CFF e transportes locais). Isto implica desembolsar de uma só vez bastante dinheiro que nem sempre é possível. No meu caso, sei que tenho que pagar o seguro de saúde em janeiro (depois do 13° salário) e o meu AG da CFF em Novembro e, por isso, posso preparar-me com antecedência para fazer o pagamento.
Com esta dica consigo poupar mais de mil francos por ano !

E vocês, o que acham desta dica ?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018