Emigração e Hipocrisia à Portuguesa


Hoje partilho convosco um pequeno desabafo depois de alguns dias a pensar neste assunto.

No meu trabalho tenho contacto quase diário com portugueses em dificuldades. Tenho contacto com uma geração de emigrantes que chegaram cá nos anos 60, 70 ou 80 e tenho contacto com emigrantes que, como eu, estão cá há 2, 3 ou 4 anos.


O que eu reparei (e isto é simplesmente a minha opinião) é que são duas gerações em conflito:

A primeira geração:
- Passou por dificuldades e a integração não foi (e continua a não ser) fácil.
- Foi sujeita a muitos preconceitos e foi através dela que vários clichês foram aparecendo.
- Continua a ser respeitada e vista como gente trabalhadora pela maioria dos suíços.

A segunda geração:
- Chega sobretudo após a crise, a intervenção da troika e medidas de austeridade em Portugal. Esta geração não tem a intenção de cá ficar muito tempo porque a livre circulação de pessoas na União Europeia faz com que possam aceitar novos trabalhos onde houver mais oferta.
- De maneira geral, esta nova geração nasceu na era da informática e das novas tecnologias. Os transportes são mais acessíveis e as deslocações mais rápidas. Isto faz com que esta geração tenha melhores meios à disposição para se desenrascar e arranjar um emprego, assim como estudos que permitem um melhor salário (o que nem sempre é o caso).

O choque de gerações:
- A primeira geração não gosta da segunda, e a segunda não gosta da primeira.
- Para quem cá está há várias décadas, é difícil  de aceitar que os mais novos não tenham que passar pelas mesmas dificuldades. Dizem com frequência que “a Suíça de antes é que era boa e hoje em dia não é a mesma coisa” ao mesmo tempo que deixam comentários desencorajadores aos mais novos. Por vezes “ajudam” quem cá chega, só para melhor “se ajudar” a si próprios.
- A nova geração não se revê nos mesmos objectivos de vida da primeira. Os seus objectivos passam, às vezes, ao extremo oposto e têm à força toda que provar a toda a gente que aproveitam a vida “sem comer sopa todos os dias”.
- A nova geração acha que sabe tudo e é geralmente mal agradecida. Para estes, a experiência dos que cá estão há mais tempo (aqueles que não se importam de ajudar os novos) de pouco vale. Preferem desenrascar-se sozinhos e, com frequência, acabam em situações difíceis, só para não dar o braço a torcer.

Estes são, na minha opinião, alguns dos ingredientes principais da hipocrisia portuguesa em terras suíças. E o pior é que todos sofrem com isso...

O que acham deste assunto?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente