47. Eu deixei de fumar

É português? É fumador? Então este artigo é para si.

Quando alguém, normalmente a família e amigos, nos quer convencer a deixar de fumar, aquilo que nos dizem é quase sempre a mesma coisa: 
"Olha que faz mal à saúde!"
"Devias deixar de fumar!"
"Porque é que não deixas de fumar?"
"Ainda apanhas um cancro do pulmão!"
Etc!


A verdade é que quanto mais dizem isto, pior é o resultado. Nem as imagens aterradoras que aparecem agora nos maços de tabaco parecem ter um efeito significativo na redução do número de fumadores. Ou seja, há que parar de querer forçar os fumadores a deixar de fumar utilizando este tipo de comentários. Tudo aquilo que nos dizem, nós já sabemos muito bem...

Então, como fazer ?


Em primeiro lugar convém perceber porque é que se fuma: se é por prazer, se é por stress, se é como recompensa, se é por hábito, se é por necessidade. Depois convém perceber aquilo que não se aprecia no facto de fumar: se é a tosse, o cheiro, o preço, o hálito, o risco para a saúde, etc. Cada um terá uma lista diferente. 
Depois há que pensar nas vantagens e desvantagens de mudar alguma coisa, por mais pequena que seja. E saber quais são as formas de atenuar as desvantagens. É esta lista que vai ajudar a manter a motivação nas alturas mais complicadas.

No meu caso, eu fumava cerca de 10 cigarros por dia. Em relação a alguns fumadores, isto pode ser muito pouco, mas o princípio é o mesmo. Depois de fazer a minha lista, decidi  experimentar durante uma semana e não fumar nada. Resultado: ao terceiro dia, já tinha desistido. Senti-me cansado, irritável, sem paciência, deprimido. O que descobri depois foi que isto são os sintomas de falta de nicotina e que existem formas de a substituir com pastilhas elásticas, inaladores, rebuçados, ou patch autocolantes. 
Na segunda tentativa já me precavi. Se decidirem tentar diminuir aos poucos, usem pastilhas, rebuçados ou o inalador. Ou então o cigarro electrónico! Se decidirem parar de uma vez, utilizem os patchs autocolantes.
Eu decidi reduzir aos poucos, em 10 dias, reduzir 1 cigarro por dia. Para me ajudar comprei as pastilhas elásticas (que não convém mastigar o tempo todo, leiam as indicações!) e fiz download da aplicação StopTabac para o meu telemóvel. Continuei a mascar as pastilhas durante 1 mês. E desde então, tirando uma ou outra recaída, nunca mais fumei nem comprei um maço de tabaco. Já lá vão quase 2 anos!

Em relação às poupanças, para terem uma ideia: 
Se o preço de um maço anda à volta de 8 francos, eu gastava cerca de 120 francos por mês. Se multiplicar este valor por 24 meses, quer dizer que já poupei mais de 2800.- CHF!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018