31. Eu não pago imposto sobre a televisão BILLAG



Mais uma dica que vos pode fazer poupar uns trocos por ano. Quando cheguei à Suíça, rapidamente ouvi falar do imposto radio-televisivo Billag, obrigatório, caro e que uns inspetores andariam a controlar aqueles que não o pagassem. Achei uma parvoíce ter de pagar 450.- CHF para ouvir rádio e ver televisão pública. 
O que eu fiz foi ligar para a empresa, e informar-me sobre as isenções (que não são assim tão claras no site): 


- Quem não tem rádio nem televisão, mas tem um computador ou smartphone está isento se respeitar certas condições. Atenção que não pode ter nenhum programa de leitura de rádio nem nenhum contrato (mesmo gratuito) para ver televisão no computador (tipo Zattoo, ou Swisscom TV Air, etc). 
Podem ver aqui mais informações. 

- Quem tem televisão mas só a usa para ver DVD's ou jogos está isento. A condição é que cancele a ligação directamente com o operador. 

- Se tiver carro com auto-rádio tem que pagar unicamente o imposto de rádio de 165.- CHF.


Cá em casa não há televisão. Eu não tenho nem nunca tive o hábito de ver TV e, sempre que preciso, uso o computador para filmes, séries, notícias (escritas), etc. Eu escolho aquilo que quero ver e se quiser um écran maior, ligo o computador a um mini projetor e fico com um home cinema em casa! Já em relação à rádio é mais complicado. Vários aparelhos têm acesso à rádio e, para não correr riscos, pago a soma anual de 165.- CHF que corresponde à redevance radio. 

E vocês, o que acham ?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente