29. Eu pago menos impostos


O objectivo desta publicação é de aconselhar recém-chegados ou portugueses ainda com o Permis L ou B. Em ambos os casos, no que diz respeito aos impostos, salvo algumas exceções, devem ter a chamada imposition à la source ou, em português, retenção na fonte. Isto quer dizer que, todos os meses, uma determinada percentagem do nosso salário vai diretamente para o cantão e que não temos que preencher uma declaração de impostos obrigatória no final do ano como o resto das pessoas. 
Não vou falar aqui das vantagens e desvantagens deste sistema, mas sim das formas de reaver algum do dinheiro pago em impostos durante o ano.

Alguns pontos a saber:

1) A percentagem de impostos é atribuída segundo um barème d'impôts.
2) Esta percentagem varia de cantão para cantão. 
3) Esta percentagem é uma estimativa e, por isso, não tem em consideração despesas pessoais ou outras deduções.
4) Todas as pessoas podem preencher uma declaração simplificada para que a sua situação fiscal seja reavaliada.
5) No caso de terem pago mais do que o devido, são reembolsados. No caso de terem pago menos, têm que pagar a diferença.

Dito isto, vamos ao que interessa: como fazer para receber parte do dinheiro pago em impostos?
Primeiro, é preciso saber quais são as deduções possíveis com a retenção na fonte. De uma forma geral, são as seguintes:

- 3ème pilier;
- Rachat de 2ème pilier (falarei sobre este assunto noutro post);
- Despesas de transporte entre o domicilio e o local de trabalho;
- Despeas de alimentação (fora de casa) durante os dias de trabalho;
- Pensões alimentares;
- Despesas relacionadas com formação profissional (contínua);
- Despesas com creche das crianças;
- etc.

Depois convém ir ao site do cantão de residência e imprimir o formulário (quem tiver dificuldade em encontrar o documento, pode escrever-me uma mensagem e eu dou uma vista de olhos), preenchê-lo com os ganhos e despesas anuais e enviá-lo dentro dos prazos previstos. O passo seguinte é esperar por um reembolso, que pode, em alguns casos, demorar vários meses ou até um ano. 

Para terem uma ideia concreta, em Outubro de 2016, eu recebi de volta cerca de 2268.- CHF dos meus impostos de 2015.  As minhas deduções foram o 3ème pilier, despesas de transporte e alimentação. 

Para os que não conheciam este assunto, aconselho-vos a fazer as contas e não deixar passar a oportunidade...


Comentários

Mensagens populares deste blogue

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018