24. Eu mudei de seguro de saúde



Hoje temos uma dica que deve interessar toda a gente, tendo em conta que o seguro de saúde é obrigatório na Suíça. 
Em primeiro lugar, vou dizer-vos os meus gastos durante este ano e em seguida dar alguns conselhos que me parecem importantes para cada tipo de situação. 



Em 2017, eu gastei 2945.40 CHF no meu seguro de base ASSURA. A este valor, reduz-se os 167.80 CHF que recebi de volta em Junho, ou seja, paguei um total de 2777.60 CHF. Isto quer dizer 231.5 CHF por mês.
Para obter este valor:
- Franchise 2500 CHF
- Modelo médico de família + Farmácia SunStore
- Pagamento anual (menos 2%)

No meu caso, posso fazer isto, porque não tenho problemas de saúde e consulto muito raramente o médico. Além disso, este ano não tenho nenhum exame ou check-up previsto. Outra razão importante é eu poder por o valor da franchise, 2500 CHF, numa conta para qualquer imprevisto. 

Eu aconselho as pessoas na minha situação a fazerem algo semelhante: o seguro mais barato com a franquia ao máximo e uma conta com o valor da franquia para se acontecer alguma coisa.

No próximo ano, como tenho exames previstos e vou provavelmente ultrapassar a franquia de 2500 CHF, decidi baixar a franquia para o mínimo, 300 CHF. Este é o caso também das pessoas com problemas de saúde que consultam o médico regularmente. 
Para as pessoas com uma franquia baixa, o conselho é diferente. Evitem algumas seguradoras que são conhecidas por pagarem menos coisas ou imporem limites mais rapidamente, apesar de, em teoria, a LaMal (loi sur l'assurance maladie) ser igual para todas. Por exemplo, a Assura e a Groupe Mutuel não são flor que se cheire. Seguradoras como a Sanitas, Helsana, Visana ou SWICA são escolhas mais acertadas. 
Além disso, a partir dos 30/35 anos convém fazer um seguro complementar. E, para isso, é sempre mais prático fazê-lo na mesma seguradora para receber uma só fatura e, mais importante, fazê-lo ANTES de começar a ter problemas de saúde, para não ter de pagar uma fortuna (o seguro complementar varia de preço). 

Para mudarem de seguro de saúde, podem utilizar este modelo e enviar a carta à vossa seguradora actual. 
Em resumo:

Se boa saúde e jovem: seguro barato e franquia elevada com o valor da franquia numa conta para qualquer problema.
Se boa saúde e +/- 35 anos: pensar em mudar para um seguro melhor e fazer um seguro complementar.
Se problemas de saúde: franquia baixa e seguro complementar. 
Se for uma família: procurar seguradoras que tenham redução para os filhos.
Em todos os casos: escolher modelos médico de família + farmácia ou modelo TelMed. 
Em todos os casos: se possível, pagar a prime por ano para obter uma redução de até 2%. (verificar com a vossa seguradora).
Em rodos os casos: não escolher franquias intermédias.

Espero que estas dicas ajudem! Têm outras sugestões?

Comentários

  1. A Helsana é sem dúvida a pior e a mais cara
    Este ano e ainda so estamos em Abril,ja me aumentaram 4 vezes!ouviram bem! quatro vezes em quatro meses!
    A conta já vai em 430francos por mês

    ResponderEliminar
  2. É um absurdo!
    E eu estou desempregada e sem qualquer remuneração.obrigado
    Pergunto o que é que eu posso fazer para acabar com este contrato?Alguém me ajude por favor!
    Obrigada

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018