20. Eu comparo os preços entre a Suiça e a França




Já aqui abordámos este assunto quando falámos acerca das compras de supermercado. Os produtos alimentares são de facto mais baratos nos países vizinhos, seja na Franca, na Itália ou na Alemanha. Além disso, em muitos casos, é possível pedir um reembolso do IVA pago nestes países.
Hoje vamos falar de tudo o resto: no simples facto de comparar os preços na Suiça com os que são praticados em Franca e da melhor forma de fazer a compra.
Existem vários sites para comparar preços no caso de se tratar de artigos em segunda-mão, que provavelmente já conhecem: leboncoin, entre outros. No caso de decidirem comprar directamente numa loja convém estar atento a vários aspectos:
  • o valor de cambio do €: se compensa ou não fazer a compra nesse momento;
  • a forma de pagamento: cartão multibanco, cartão de crédito ou dinheiro;
    • não se esqueçam que se pagarem com cartão CHF se arriscam a que cobrem uma taxa extra ou, se não for o caso no seu banco, a que a taxa de cambio não seja a mais favorável.
    • eu tenho uma conta em €, para onde envio dinheiro pelo TransferWise e desta forma posso pagar com cartão multibanco sem preocupações. 
    • se quiser fazer uma compra em dinheiro, eu prefiro fazer o cambio em Lausanne, na loja da Rue du Petit Chêne (do lado esquerdo, logo a seguir ao cinema Pathe), cujas taxas me parecem sempre mais baixas que nos bancos (ao balcão ou na máquina) ou na estação CFF.
  • se é possível reaver o IVA ao voltar para casa.
  • etc !
E vocês, quando fazem compras quais são os vossos truques e dicas ?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018