Preço real de uma semana de férias



Quanto custa uma semana de férias? Alguns têm tendência a estimar por baixo, para se mostrarem poupados. Outros a estimar por cima, para se mostrarem despesistas. Aqui, vamos falar do custo real, tudo incluido, de uma semana de férias, num país com um custo de vida médio (a maior parte dos países têm um custo de vida inferior à Suíça), por pessoa, para que possam verificar se, sim ou não, vos é possível fazer a mesma coisa sem derrapar as vossas contas (ou da família) no final do mês.
Vamos separar as despesas por temas, para ser mais fácil a leitura (e para eu fazer as contas). Em resumo, trata-se de uma semana na Bretanha, com ida de avião e aluguer de um carro para os deslocamentos. Portanto, vamos ter transportes, alojamento, alimentação, visitas e outros.

1) Transportes
Não sendo a solução mais económica, pareceu-me ser a mais segura. Depois de um longo período de trabalho seguido, e tendo em conta o meu cansaço, não me pareceu sensato de conduzir um carro da Suíça até à Bretanha (cerca de 1000 km). Por isso, decidi comprar um bilhete de avião de Genebra até Nantes e alugar um carro no aeroporto. Comprei um vôo ida-e-volta com escala em Paris, pela AirFrance, mais barato que o vôo directo pela EasyJet (nem sempre as viagens low cost são as mais baratas!). Depois aluguei um carro economy na Sixt (um Opel Adam, pequeno e de baixo consumo), sem seguro extra. Quando alugamos carro, convém prestar atenção ao que os seguros nos garantem. Frequentemente cobrem apenas coisas que muito raramente ocorrem. Quando vamos a França, o que me ocorre mais frequentemente são as multas por excesso de velocidade: há que estar atento para não termos surpresas desagradáveis.
No caso de uma família, apenas o preço do avião é a multiplicar, o resto é fixo e dividir pelo  número de pessoas (2).
Vôo ida e volta Genebra - Paris -  Nantes: (177.- CHF por pessoa)
Aluguer carro: 151.- CHF, (75,5.- CHF por pessoa)
Gasolina: 75.- CHF, (37,75.-CHF por pessoa)
Auto-estrada: 0 CHF

2) Alojamento
Em termos de alojamento, eu optei pelo mais simples possível. Um hôtel no primeiro dia e depois sempre em casa de habitantes locais (maisons d'hôtes). Fica mais barato e sempre dá para metermos conversa com a população local, que, além disso, nos pode dar conselhos interessantes sobre o que visitar na região e como poupar uns trocos. 
5 noites: 155.- CHF com pequeno-almoço. (77,5.- CHF por pessoa)

3) Alimentação
Aqui vou contabilizar todas as despesas alimentares, apesar de, mesmo não indo de férias, também gastarmos em comida. 
Durante uma semana de férias, fui 3 vezes ao restaurante. As restantes 9 refeições foram caseiras, mais com produtos locais. 
Restaurante: 72.- CHF, (36.- CHF por pessoa)
Compras: 63.- CHF, (31,5.- CHF por pessoa)

4) Visitas
A parte das visitas costuma ser o meu calcanhar de Aquiles. Desta vez, como eu sabia que estava a contar as despesas da viagem, parece-me que gastei menos do que o costume. Ainda assim, houve uma visita que me custou um pouco mais (21€) e que incluiu um passeio de barco para ver um arquipélago perto da costa marítima.
Visita de barco: 23.- CHF por pessoa
Outras entradas: 7,20.- CHF, (3,60.-CHF por pessoa)

5) Outros
Na categoria "outros", eu incluo, por exemplo, as lembranças e outras despesas inesperadas. No meu caso, não ouve nenhuma despesa nesta categoria. No caso das lembranças, o que costumo fazer é enviar um postal com uma mensagem às pessoas mais próximas ou à família. Isto evita-me de gastar dinheiro em objectos com pouco valor e que vão rapidamente ser deitados fora ou ficar a ganhar pó. 

Total
Como podem ver, o total desta viagem ficou-me em 461.- CHF. Este valor entra perfeitamente nas minhas previsões: eu pus de lado cerca de 500.- CHF para a viagem que poupei na semana passada com horas extra e ao trabalhar no feriado.
No caso de uma família de 4 pessoas, por exemplo, contem com um total de mais ou menos 1200.- CHF, porque há despesas que são fixas (como o aluguer do carro). Além disso, se conseguirem fazer a trajeto de carro desde a Suíça (e evitar as auto-estradas francesas), poupam em transportes.
O que acham ?

Espero que esta dica vos seja útil!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018