8. Eu nao tenho carro e uso transportes públicos


O debate seria longo se tentássemos fazer uma lista das vantagens e inconvenientes de ter carro. Alguns de vós são "obrigados" a deslocar-se de carro por questões profissionais (distância de casa ao trabalho), familiares (levar os filhos à escola), ou simplesmente porque é mais confortável, prático e flexível. 
Quando eu cheguei à Suíça, há 3 anos atrás, também pensava da mesma forma. Por isso, como grande parte dos portugueses que cá chegam, trouxe o meu Renault Clio de 2007 que eu tão bem estimava... Ao passar a fronteira, boas notícias: tenho um ano para legalizar o carro, posso circular com a minha carta de condução portuguesa durante esse período, pago uma vinheta e não há cá portagens ou outras esquisitices. O problema começou mais tarde: 
  • Onde estacionar o carro em Lausanne?  Alugar um espaço por 150.- CHF por mês, 1800.- CHF por ano.
  • Está a nevar! Há que comprar pneus de Inverno: 150 CHF
  • Revisão: 500.- CHF
  • Carro a diesel (mais caro que a gasolina na Suíça)
  • Seguro: 500.- CHF por ano
  • Matrícula e legalização do carro: 1000.- CHF (podia ter pago menos...) 
  • Imposto anual
  • Perda de valor do carro na Suíça en relação a Portugal
  • (...)
Estas despesas todas somadas, mais do que triplicaram o valor que eu gastava em Portugal

Decidi então desembaraçar-me do carro e pagar um Abonnement Général da CFF. Como somos 2 cá em casa a fazê-lo, tenho um desconto extra. Além disso, faço o pagamento anualmente (menos 10%) e o meu patrão atribui um subsídio de 350.- CHF para transportes públicos por ano. No final do mês o meu AG custa-me 195.- CHF
Ainda por cima, se precisar de usar um carro, com o meu AG, tenho acesso à frota Mobility a preços reduzidos e muitos mais descontos... e, cereja no topo do bolo, é mais ecológico e posso descontar o preço do AG nos meus impostos!

E vocês, o que acham ?

Espero que esta dica vos seja útil!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018