15. Eu não deixo o meu dinheiro parado no banco


Antes de mais, bom fim-de-semana a todos os leitores! Finalmente o bom tempo voltou e o frio e a chuva ficou para trás... Confesso que, esta semana, o mau tempo foi  desagradável, sobretudo porque já estamos quase em Maio e os meus casacos de Inverno já estavam guardados. 
Em relação ao tema de hoje, "como investir o nosso dinheiro", a verdade é que não há uma regra única que se aplique a toda a gente. Cada caso é um caso, como se costuma dizer. Há pessoas que preferem correr riscos, outras que nem por isso. Há pessoas que não se importam de esperar vários anos sem mexer no seu dinheiro, outras que querem ver os resultados rapidamente. Há pessoas para quem o dinheiro no banco ou uns números numa conta significam pouco e preferem comprar bens imóveis, como uma casa ou um terreno, para poderem "ver" o fruto do seu trabalho.
Por isso, o meu conselho de hoje passa em primeiro lugar por saber que tipo de "investidor" nós somos. Se preferimos a segurança, com ganhos mais baixos mas fixos, ou se preferimos o risco, com possivelmente ganhos mais altos mas variáveis.

No site da BCV podem facilmente fazer um "teste" e verificar qual é o vosso "perfil de investidor". Podem encontrar mais informações ao clicar aqui e ao fazer o teste.

    
No meu caso, o meu perfil é o "ponderado", ou seja, um equilíbrio entre os riscos e os ganhos. Presumo que seja também este o perfil da maior parte dos portugueses, que me parece que não gostam de correr demasiados riscos. Para o nível 3, em amarelo, a BCV aconselha um fundo de investimento com uma distribuição em ações (até 45%) e obrigações (mais ou menos o restante). 
A vantagem destes fundos de investimento é que a gestão é feita pelo banco. Por enquanto, como eu ainda percebo pouco de bolsa de valores para poder investir sozinho, parece-me ser uma boa ideia deixar os profissionais gerir o meu investimento. Esta gestão custa-me anualmente cerca de 0,2% do valor inicial, o que acaba por não ser assim tanto. 

Para passarmos ao números, que é o que vos interessa mais, neste momento os meus investimentos são os seguintes:
  • 3 contas 3ème pilier, como podem ver aqui. Duas no banco (uma clássica e uma associada a um fundo de investimento), e a terceira associada a um seguro de vida. Total: cerca de 13'580.- CHF.
  • 2ème pilier com cerca de 30'000 CHF.
  • Uma conta poupança com 5000.- CHF disponíveis para cobrir eventuais despesas (saúde, acidente, etc).
  • Uma conta à ordem onde recebo o meu salário.
  • Uma conta para as despesas do dia-a-dia, para onde todos os meses transfiro o mesmo valor, para não gastar mais que o previsto. Ver aqui para mais informações. 
  • Um fundo de investimento equiponderado durante 10 anos, com investimento sucessivo dos ganhos. Investimento inicial de 50'000.- CHF.




Isto faz-me um total de cerca de 100'000.- CHF e é desta forma que as minhas poupanças estão distribuídas. O meu objectivo passa por poder investir o máximo das minhas futuras poupanças, assim como poder utilizar o 2ème e 3ème pilier rapidamente. Sobre este assunto, falaremos noutra altura !

E vocês, o que fazem com os vossas poupanças ?

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018