14. Eu tento ser ecológico

Após um início de semana atribulado no trabalho (com alguns imprevistos que me impediram de continuar com as publicações todos os dias), vamos então retomar os 50 truques e dicas de poupança.
A dica de hoje pode ser pouco interessante para muitos de nós, mas é das mais eficazes em termos de poupança entre todas as que falámos e iremos falar aqui neste blog. E além da poupança, estamos a diminuir o nosso impacto no ambiente. 
De forma a sermos mais precisos, vou deixar-vos alguns conselhos ecológicos e económicos recomendados pelo Fundo Mundial para a Natureza (em inglês World Wide Found for Nature - WWF):

- Consumir produtos de agricultura biológica
- Se possível, ter a sua própria horta
- Consumir menos carne e mais legumes
- Preferir viagens de comboio a viagens de avião
- Consumir menos café e alcool
- Morar perto do trabalho
- Beber água da torneira
- Escolher electrodomésticos eficientes e não os substituir com demasiada frequência
(...)

Podem encontrar estas e mais dicas no site do WWF na Suíça
No fundo, isto de que falamos trata-se mais de um estilo de vida do que outra coisa. Um estilo de vida que corresponde em parte à maneira suíça de ver as coisas... Não sei se estão de acordo, mas, desde que cheguei à Suíça, fiquei quase imediatamente surpreendido com a consciência cívica e cidadania das pessoas. As ruas são na sua maioria limpas e tudo é cuidado. Não deitam lixo para o chão e preocupam-se com o ambiente. Os rios e lagos são limpos, as casas são bem isoladas, etc.  Parece-me que a diferença é grande para com Portugal, em parte por razões económicas mas também pela mentalidade.

O que é que acham?

Boas poupanças a todos!

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018