13. Eu abri várias contas 3ème pilier.

O objectivo da dica de hoje não é explicar o sistema de reformas e segurança social da Suíça. Para isso, podem facilmente encontrar informações na internet, por exemplo clicando aqui. Também não vou explicar o porquê de abrir uma conta 3ème pilier. Se ainda não o fez, faça-o o mais depressa possível, por estas razões. Hoje vamos sobretudo falar dos benefícios de abrir várias contas 3ème piler e de como o fazer.

Partindo do princípio que vocês já têm uma conta 3ème pilier, ou, se ainda não têm, o vão fazer brevemente, não parece muito lógico abrir várias contas como eu recomendo aqui. Além disso, é mais complicado controlar o dinheiro que pomos de lado se o temos de enviar todos os meses para várias contas diferentes...
Aqui vão as razões para eu ter aberto 3 contas e me dar ao trabalho de fazer isso tudo:
- A principal razão tem a ver com impostos. Na altura da reforma, ou no momento de retirar o dinheiro da conta 3ème pilier (sair da Suíça, passar a trabalho independente, comprar ou construir uma casa, etc), temos de pagar um imposto. Ora, este imposto é progressivo, e proporcional ao dinheiro que retiramos! Isto quer dizer que, se pudermos retirar o dinheiro em vários anos consecutivos em vez de retirar de uma vez só, pagamos menos impostos! Isto é possível tendo várias contas e retirando a totalidade de cada uma, a cada ano. 
- A outra razão é a diferença entre uma conta 3ème pilier no banco e no seguro. No meu caso, a principal desvantagem de fazer num seguro é o tempo. Como não sei se daqui a 10 anos ainda vou estar na Suíça, arrisco-me a perder dinheiro se quiser retirar o valor num seguro. Isto já não se passa no banco, que assegura o valor total mesmo antes dos 10 anos. Para mais informações sobre as diferenças entre banco e seguro, vejam aqui. O que eu decidi fazer foi abrir 2 contas no banco, uma no BCV, outra no Credit Suisse, esta última associada a um fundo de investimento. Depois, abri outra no LUKB para investir no fundo Swisscanto bvg 3 idem 45R.

Com este sistema, consigo poupar em impostos (falarei mais sobre este assunto noutro post), e antecipo uma redução de imposto na altura de retirar o dinheiro, pois vou poder fazê-lo em pelo menos 3 anos. A minha intenção é abrir mais 2 contas, para atingir o máximo de 5 anos para retirar os valores do 3ème pilier. Outra possibilidade será utilizar este dinheiro e o do 2ème pilier para comprar casa, mas isso também já é outra história  da qual falaremos noutra altura.

O que acham desta sugestão ? Se tiverem dúvidas, não hesitem em escrever!

Boas poupanças!  



Comentários

Mensagens populares deste blogue

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018