11. Eu desligo os aparelhos eléctricos durante a noite



Prontos para mais um conselho viver à portuguesa? Desta vez vamos falar de despesas com electricidade, aparelhos eléctricos e electrodomesticos. Há varios anos que ouço falar de gastos desnecessários com a electricidade, principalmente quando deixamos aparelhos ligados à tomada durante a noite, mas a verdade é que nunca fiz caso e sempre deixei tudo ligado. Recentemente decidi verificar na internet o preço do kilowatt hora (kWh) durante o dia e a noite e para minha grande surpresa reparei que as diferencas são grandes. Desde então mudei de tarifário na SIL (existem 2 tarifários principais, o "simple" e o "duo"; podem ver o tarifário actual neste site) e passei a utilisar a máquina de lavar roupa e loiça sempre a partir das 22h. Além disso, comprei tomadas múltiplas com interruptor que me permitem de desligar os aparelhos mais facilmente. Todas as lâmpadas cá de casa sao LED de baixo consumo e uso com frequencia velas para evitar ter várias luzes ligadas (mais económico e mais agradável). Outra questão é a certificação energética dos vossos electrodomésticos : confirmem se não se trata de um aparelho pouco eficaz com um consumo demasiado elevado! Com estes pequenos hábitos, diminuí a minha conta SIL (electricidade de Lausanne) em 20% ! 
Espero que esta dica vos seja útil !

Comentários

Mensagens populares deste blogue

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018